Notícias

Carro elétrico movido a energia solar carrega as baterias enquanto anda

Carro elétrico movido a energia solar carrega as baterias enquanto anda

No verão da Europa, uma empresa sediada em Munique, na Alemanha, resolveu aproveitar o sol forte para testar o projeto de sistema de recarga do carro Sion, um veículo elétrico movido a energia solar. Neste carro, é possível carregar as baterias enquanto está dirigindo. Até 2020, a Alemanha pretende fabricar um milhão de carros elétricos!

O automóvel foi projetado pensando na acessibilidade e sustentabilidade, como prova de que é possível fabricar carros de valor acessível, eficientes e não poluentes, ou seja, sem utilizar combustíveis fósseis! A grande novidade do carro elétrico é o sistema de carregamento único que foi batizado de viSono e utiliza células solares embutidas na lataria para alimentar o Sion  através do sol.

Os painéis solares do carro cobrem uma área de 7,5 m2, e a eletricidade gerada é capaz de movimentar o carro por 30 Km por dia de graça. Serão 330 painéis solares inseridos no teto, capô e laterais. O alcance da bateria irá durar cerca de 250 km antes de precisar ser recarregado. A velocidade máxima que o veículo atinge é de 140 Km/h, além de possuir seis lugares. O Sion serve como uma unidade de armazenamento de energia móvel, por exemplo, é possível carregar diversos dispositivos eletrônicos com até 2.000 watts.

O estudo Electric Vehicle Outlook 2017, da Bloomberg New Energy Finance, estima que a quantidade de carros elétricos aumente durante os próximos anos. Entre os anos de 2025 e 2030, o preço do carro elétrico poderá ser menor em comparação a carros movidos a gasolina e álcool. O Sion terá sua produção iniciada no segundo semestre de 2019 em uma das fábricas da empresa alemã. O valor do carro elétrico está previsto para cerca de US$ 18.540.

Carros elétricos movidos a energia solar são realidade! Na França, o governo definiu que, até o ano de 2040, toda a frota de veículos do país deverá ser movida a eletricidade. No futuro, baterias de carro elétrico poderão armazenar energia dos painéis solares para a casa. Para a Associação Brasileira de Veículos Elétricos – ABVE, essa tecnologia significa um grande avanço na mobilidade urbana e assim poderá chegar ao fim a era dos carros movidos a combustível. A previsão é de que, em 2040, os carros elétricos representem metade das vendas de zero-quilômetro.

No Brasil, o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, projetou um ônibus elétrico com baterias alimentadas exclusivamente por energia solar fotovoltaica. A energia solar está em toda a parte! Imagine uma vida mais sustentável e econômica com a fonte solar, saiba mais sobre o financiamento para energia solar!

Conheça mais benefícios da energia solar acompanhando o conteúdo do nosso blog. Temos o maior banco de dados, com as empresas mais qualificadas do país, para instalação de placa solar e painel solar! Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *